Grande ou pequeno?


 


   Meu RG tem o número zero, dois, zero, seis, e lá vai fumaça. E ponto. É esse o número do RG aqui, ali na esquina, um passo antes da fronteira com o Uruguai, um passo depois da fronteira... é documento. Não tem nenhuma relatividade aqui. Ok. RG é documento. E tamanho? Tamanho é documento? Em outras palavras, o tamanho é uma definição fixa?

   A primeira resposta é: Sim. O tamanho, em termos de medida de espaço, é uma coisa fixa. Um prédio de cinco andares, tem cinco andares. E ponto. Não importa se você mede com palmos, com uma régua, com um laser... sei lá... o fato é que, no nosso cotidiano, o tamanho medido vai se manter o mesmo, independente do método. Mas podemos ir mais longe nesse pergunta. Interpretando da seguinte maneira. O tamanho de algo pode dizer se aquilo é grande ou pequeno?

   Posto deste modo, nossa resposta vai ser: Não! Porque estamos falando de uma comparação. Então, o número por si só não basta. Precisamos comparar com alguma coisa. Está ansioso para falar de tamanho de pênis? Legal. É um assunto tão válido quanto qualquer outro. Mas não vou falar sobre isso aqui. De qualquer modo, pus um artigo na referência [1], se você está curioso... . Mas, pelos próximos poucos parágrafos quero lhe falar sobre tamanho de estrelas.

 

 

 

 

   Isso mesmo. Estrelas. Aquelas coisas quentinhas, que você acorda de manhã e fica assustado, ou então fica feliz, por ter do lado. Estrelas, claro. Vamos começar da estrela mais perto de você. Não vale falar da tatuagem que você tem ou da pessoa famosa que você conhece. Estou falando da coisa que produz luz própria, através de reações nucleares - também conhecido como estrela - mais perto de você. Ela é uma estrela do tipo G, que está na sua "adolescência", chamada Sol. Essa estrela tem um diâmetro de, mais ou menos, um milhão e meio de quilômetros. E então? Ela é grande? Bem, vamos atacar esse problema de duas maneiras. Primeiro vamos falar de seu tamanho, comparado a outras estrelas. E depois vamos falar sobre a influência dela na nossa vida. Vamos começar com os números.

Talvez eu não te conheça leitor(a), mas eu posso afirmar que você tem mais de um metro e menos de três. Vai. Põe aí a metade. Só pra ter um número na cabeça. Você tem POR VOLTA DE dois metros. O Sol tem setecentas mil vezes seu tamanho. E aqui eu vou sempre me referir à distância de ponta-a-ponta das coisas aqui, como por exemplo sua altura e o diâmetro das estrelas. Voltando. Setecentas mil vezes seu tamanho. Isso é aproximadamente cem vezes o tamanho da Terra. Grande né? Espere um pouco, vamos continuar nosso tour. A estrela mais próxima da gente - depois do Sol, claro - é chamada Proxima Centauri. Ela tem aproximadamente um terço do tamanho do Sol. Opa! Então o Sol é uma estrela bem grande. Será? Vamos continuar. No mesmo sistema de Proxima Centauri, tem outra estrela, chamada Alpha Centauri, que tem aproximadamente três vezes o tamanho do Sol. Puitz, lá se vai a grandiosidade. Vamos continuar. A estrela Sirius tem quase quatro vezes o tamanho do Sol. Opa, agora o Sol não parece tão grande. E vai ficar comparativamente menor ainda. Outra estrela, mais distante ainda, Spica, tem quinze vezes o tamanho do Sol. Mais? Arcturo tem cinquenta vezes o Sol. Aldebaran - lembra de Cavaleiros do Zodíaco?! -, essa então arrebenta. Quase cem vezes o tamanho do sol. Tá, vamos acabar de vez com a grandiosidade do Sol: VY Canis Majoris tem aproximadamente três mil vezes o tamanho do Sol. Um prédio de 160 andares é grande? Imagina com 3000 sua altura... . Para imagens sobre a diferença de tamanhos vale a pena dar uma olhada em [2].

 

   

   Bom. Agora você concorda que o Sol nem é tão grande assim. Não é nada grande aliás. Pode parecer insuportável quando ele entra na janela as 6 da manhã. Mas, comparado com outras estrelas ele não é tão grande. Mas então ele não tem relevância? Pelo contrário. Segundo a ciência moderna, ele é fundamental para a nossa existência. Inclusive na nossa história de evolução. Ele é importante. Essa é a chave. Importância. Importar significa "trazer para dentro". Em geral se confunde importância com fama. Ser famoso é ser conhecido por um gama variada de pessoas, ser importante é ter gente que te carrega para dentro delas mesmas. Certos professores, pais, alunos... são importantes para você, você os carrega dentro de si, mesmo que eles não sejam famosos. Dá uma olhadinha na referência [3] quando tiver tempo. Vale a pena. Fala sobre importância. E isso é o mais crucial. Não se preocupe em ser grande, se preocupe em ser importante. Em fazer diferença. Como o nosso Sol. Que por mais que não seja a maior estrela do Universo, é de suma importância para nós. Um brinde ao Sol.

RS


Referências:

[1] http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0021-75572007000600008

[2] http://www.hugo.pro.br/astronomia_1.4.htm

[3] https://www.youtube.com/watch?v=3rzvOqrtWIc